Timbó: Doe sangue e salve vidas

09/03/2015 10h25

  • Compartilhe
Timbó: Doe sangue e salve vidas

“Doar sangue é simples e seguro, e não expõe o doador a qualquer risco de contaminação. Todo o material utilizado é descartável, e o volume de sangue coletado, cerca de 450 ml, é rapidamente reposto pelo organismo do doador”. A informação é da coordenadora da Agência Transfusional de Sangue, do Hospital e Maternidade Oase, a bioquímica, Manuela Dalke ao falar sobre a captação de doadores de sangue através da Agência Transfusional.


De acordo com a coordenadora, a Agência Transfusional de Sangue com o apoio do Instituto Vida de Assistência à Saúde, administrador do Hospital e Maternidade Oase, realizou no início do ano a captação de doadores para encaminhá-los ao Hemosc de Blumenau, para o ato de doação.


O encaminhamento aconteceu nos primeiros dias de março, oportunidade em que, através da parceria com a Secretaria de Saúde do município, com a cedência do transporte, 14 pessoas fizeram a doação. “Na ocasião foi realizado o sorteio de cinco kits, com camiseta e demais objetos entre os voluntários”, observa a coordenadora da Agência. Os ganhadores foram: José Reis, Marcio Valente de Lima, Joana Fonseca Martes, Andreia Cristina Meneses e Lourdes Basílio Correia.


A coordenadora ressalta que em razão do Hospital e Maternidade Oase, necessitar de várias bolsas de sangue, durante o mês, para salvar vidas de timboenses e de pessoas da região que são atendidas na unidade de Saúde, a captação de doadores será constante. “Em menos de um ano da implantação da Agência já foram realizadas mais de 500 transfusões de sangue no Hospital Oase”, observa Manuela.


Todas as pessoas interessadas em serem voluntárias para a doação de sangue podem, durante o ano, deixar junto à recepção do Pronto Socorro, do Hospital e Maternidade Oase, o nome e o telefone, que assim que for fechado um grupo a coordenação da Agência Transfusional de Sangue, entrará em contato agendando data e horário para a realização do deslocamento e coleta no Hemosc de Blumenau.

FOTOS/ ATSHMO

Comente


* Campos obrigatórios

© Unifique. Todos os direitos reservados.