Prefeitura de Indaial implanta marcos geodésicos

04/10/2014 18h56

  • Compartilhe

A Secretaria de Planejamento e Habitação de Indaial, em conjunto com técnicos da empresa contratada por licitação, realiza a implantação de marcos geodésicos e a definição de coordenadas tridimensionais por meio de rastreadores de satélites GPS. O serviço já começou e se estenderá pelas próximas semanas com a marcação de 30 pontos, onde cinco serão em pares, nos diversos bairros da cidade.

 

Para realizar a marcação a equipe se dirige até os pontos com equipamentos próprios para realizar a perfuração do solo e implantar o marco. Essa rede geodésica servirá de referência para os levantamentos topográficos e cadastrais da Prefeitura. Ou seja, num futuro próximo, todas as obras realizadas no Município, sendo de caráter publico e/ou privado,terão a obrigação de ser georreferenciadas, conforme base cadastral do Município.

 

O serviço integra o trabalho de modernização cadastral e implantação do sistema de informações geográficas que irá atualizar os dados físicos e territoriais da Prefeitura de Indaial e servirá de instrumentos para gestão de uso e ocupação do solo. Essa modernização também permitirá mais agilidade nos processos de aprovação de uso e ocupação do solo.

 

Almejamos que, num futuro próximo, com um simples comando na tela seja possível gerar relatórios complexos sobre a ocupação de solo em Indaial. O mais importante será a possibilidade de fazer consultas online por qualquer cidadão, com transparência pública”, explicou a Arquiteta e Urbanista da Prefeitura.

 

Para realizar essa modernização do cadastro físico e territorial a Secretaria de Planejamento e Habitação buscou recursos junto ao Governo Federal pelo programa do Governo Federal denominado PNAFM – Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros.

Comente


* Campos obrigatórios

© Unifique. Todos os direitos reservados.