OASE: agência realiza mais de 260 transfusões de sangue

17/10/2014 16h31

  • Compartilhe
OASE: agência realiza mais de 260 transfusões de sangue

“Completamos seis meses da implantação e inicio do funcionamento da Agência Transfusional de Sangue do Hospital e Maternidade Oase e nesse período já foram realizadas mais de 260 transfusões de sangue, salvando a vida de um grande número de pacientes, que precisaram de sangue tanto para tratamento de saúde como para a realização de cirurgias”. Esta informação é do diretor do Instituto Vida de Assistência à Saúde, gestor do Hospital e Maternidade Oase, Richard Choseki ao falar da importância do Hospital ter conquistado a implantação da Agência Transfusional de Sangue, em Timbó

 

A coordenadora da Agência Transfusional do Hospital e Maternidade Oase, bioquímica Manuela Dalke relata que a Agência Transfusional de Sangue entrou em funcionamento no dia 2 de abril com o objetivo de minimizar o tempo e os riscos que os profissionais estavam sujeitos, quando da necessidade urgente de sangue no Hospital. “Lembramos que quando a Agência entrou em funcionamento na mesma oportunidade foi utilizada a primeira bolsa de sangue, para salvar à vida de um paciente de 63 anos, morador do bairro Dona Clara, de Timbó. Segundo informações médicas o paciente foi internado com sérios problemas de saúde, necessitando com urgência de transfusão de sangue”, conta ela.

 

Choseki observa que se a Agência não fosse implantada no Hospital, somente nestes seis meses, motoristas e profissionais do Hospital teriam que enfrentar o trânsito caótico da BR 470, correndo sérios riscos de vida, em razão do grande número de acidentes registrados na rodovia.  A amostra de sangue do paciente encaminhada ao Hemosc de Blumenau, precisa passar por identificação imunohematológica, para depois ser liberada. O paciente precisava esperar por mais de seis horas para receber o sangue, contanto desde o pedido até a transfusão. Espera esta que de acordo com o quadro clínico, pode agravar a situação ou até levar a óbito. “Lembrando que os pacientes, que necessitam de transfusão de sangue, não dão entrada no Hospital no mesmo horário”, destaca Choseki.

 

O diretor aproveita para frisar a importância da parceria com a Administração Municipal de Timbó, através do prefeito, Laércio Schuster Junior, que realizou o repasse de recursos para a aquisição dos equipamentos necessários. “Também não posso esquecer-me das administrações dos municípios de Benedito Novo, Rio dos Cedros, Rodeio e Doutor Pedrinho que também são parceiros, pois firmaram compromisso em efetuar um repasse mensal de valores para a manutenção da Agência”, destaca Choseki.

 

Segundo a coordenadora, para a implantação da Agência Transfusional de Sangue o Hospital foi responsável pela construção da sala e a contratação da equipe Multidisciplinar que é formada por um Médico Responsável Técnico; Médico Hematologista, um Bioquímico; uma Enfermeira e três biomédicos plantonistas. “É importante frisar que a Agência Transfusional de Sangue é uma unidade hemoterápica que tem como função armazenar sangue e seus derivados, realizar exames imunohematológicos pré-transfusionais e de entregar as bolsas de sangue para as transfusões nos setores do hospital”, explica Choseki ao informar ainda que o sangue e hemocomponentes são oferecidos pelo Hemosc de Blumenau, o qual se responsabiliza pela seleção, coleta e liberação das unidades hemoterápicas.

 

É importante frisar que a Agência Transfusional de Timbó não tem autorização para fazer a coleta de sangue para doação. Pessoas interessadas em realizar doação de sangue, devem dirigir-se até o Hemosc de Blumenau. 

 

FOTO- EQUIPE DA AGÊNCIA TRANSFUSIONAL PARTICIPA DE DESFILE ALEGÓRICO AOS 145 ANOS DE TIMBÓ

Comente


* Campos obrigatórios

© Unifique. Todos os direitos reservados.