Joinville encaminha pacientes do SUS para Timbó

29/08/2014 16h35

  • Compartilhe

Ao longo dos últimos meses o município de Timbó vem se tornando referência em cirurgias de joelho em Santa Catarina. Recentemente, começaram a ser atendidos pacientes do município de Joinville, encaminhados pelo SUS. O fato até ganhou destaque no jornal A Notícia (ver imagem), edição do dia 16 e 17 de agosto. Além de Joinville, pacientes de cidades vizinhas a Timbó são atendidos com as cirurgias de joelho, entre elas Dr. Pedrinho, Rio dos Cedros, Benedito Novo e Rodeio. 

 

Por semana o hospital realiza cerca de oito consultas e três a quatro cirurgias de joelho, uma média de 14 cirurgias mês. O médico responsável é o ortopedista e especialista em joelhos Dr. Ricardo Serpa. Segundo o diretor administrativo do Hospital OASE, Richard Choseki, as consultas acontecem no próprio hospital. “Verificada a lesão, os pacientes são encaminhados para uma série de exames, inclusive com anestesista, como parte dos procedimentos pré-operatórios”.

 

Choseki explica ainda que este tipo de cirurgia não é muito comum na rede pública de saúde. “Todas as consultas são encaminhadas via SUS, através das Policlínicas de Joinville e de Timbó, sob avaliação de um ortopedista geral. As cirurgias de joelho são serviços médicos de média complexidade, ou seja, seriam de responsabilidade do Estado e não dos municípios”.

 

 

Também de acordo com Choseki, após o Oase ter se tornado um hospital referência, reconhecido pelo Estado e pela União, foram estabelecidas metas. “Quando batemos essas metas aumentamos nosso poder de investimento, já que é desta forma que conseguimos os convênios necessários para a aquisição de novos equipamentos”, explica.

Comente


* Campos obrigatórios

© Unifique. Todos os direitos reservados.