Indaial: Secretaria de Saúde combate a Hepatite

23/07/2014 08h37

  • Compartilhe
Indaial: Secretaria de Saúde combate a Hepatite

A Secretaria de Saúde de Indaial, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, realizará no sábado (26) a campanha de vacinação contra a hepatite B. Por isso, a Unidade Sanitária Doutor Heinz Schütz estará aberta das 8h às 17h para atender qualquer cidadão que não tenha recebido a vacina. Neste dia também será disponibilizado o teste rápido de hepatite B e C para as pessoas que se interessarem. O resultado é liberado em aproximadamente 20 minutos. Para os munícipes que não puderem comparecer no sábado a vacinação também será realizada nas unidades de saúde com salas de vacina, porém apenas durante a semana.

 

A hepatite é uma inflamação no figado, geralmente causada por vírus, mas também pode ser provocada por abuso de consumo de álcool ou reação de alguns medicamentos. A hepatite A pode ser transmitida através de água e alimento contaminado. A hepatite B é transmitida através de sangue ou relações sexuais sem preservativo. Sendo assim, pode ser contraída através de seringas e agulhas, lâmina de barbear, materiais cirúrgicos e odontológicos, materiais de manicure, colocação de piercings, entre outros. E a hepatite C pode ser transmitida pelo sangue, uso de drogas com compartilhamento de seringa, agulha e canudos de inalação e materiais perfurocortantes contaminados e quem recebeu sangue antes de 1993.

 

 

Os técnicos do departamento de Vigilância Epidemiológica lembram que a hepatite é uma doença silenciosa e que nem sempre apresenta sintomas, porém quando eles aparecem podem provocar cansaço, dor abdominal, fezes claras, pele e olhos amarelados, febre, tontura, enjoo ou vômito e urina escura. Mais informações no número 3317-2100.

Comente


* Campos obrigatórios

© Unifique. Todos os direitos reservados.