Indaial: Secretaria de Agricultura em parceria com Senar promove curso de Turismo Rural

08/04/2015 10h00

  • Compartilhe
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Indaial em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoverá o curso gratuito de Turismo Rural. O curso está dividido em cinco módulos, com carga horária de 16h cada e que ocorrerão nos meses de maio, junho, agosto, setembro e outubro. Os participantes receberão certificados.

O módulo 1 trata da acolhida no meio rural e acontecerá nos dias 11 e 12 de maio. Serão abordados assuntos como o planejamento e a preparação do ambiente rural, o primeiro contato com o cliente, técnicas de acolhida via meios de comunicação e técnicas de atendimento pessoal na propriedade rural. 

Por sua vez, o módulo 2 será realizado nos dias 8 e 9 de junho e terá como tema a identificação e seleção de oportunidades de negócios. Os participantes irão conhecer o turismo no espaço rural, a situação do turismo rural no Brasil, a organização do turismo rural em outros países, os benefícios e problemas da atividade, os produtos turísticos, as oportunidades de negócios e o planejamento de atividades de turismo rural nas propriedades e comunidades rurais.

Já nos dias 3 e 4 de agosto acontecerá o módulo 3, com o tema planejamento e implantação de negócios. Serão repassados conteúdos sobre o turismo rural e desenvolvimento sustentável; serviços de hospedagem e alimentação; o mercado para os serviços de hospedagem; a infraestrutura física de alojamentos, restaurantes e outros negócios do meio rural; recursos humanos para pousadas e restaurantes; aspectos jurídicos, tributos e taxas de empresa de turismo no espaço rural; aspectos financeiros e viabilidade econômica; mecanismo de comercialização de serviços de hospedagem e alimentação no meio rural.

Em setembro, nos dias 1 e 2, será realizado o módulo 4  com o tema produtos artesanais como recursos turísticos. Os participantes aprenderão sobre a história do folclore e suas manifestações, a origem do folclore brasileiro, o folclore e o turismo, a arte e artesanato folclórico no meio rural e a instalação de um ponto de vendas.

O quinto e último módulo acontecerá nos dias 1 e 2 de outubro e tratará da utilização dos recursos naturais. Serão abordados os assuntos: turismo e meio ambiente, impactos do turismo sobre o meio ambiente, produtos turísticos, o mercado turístico em áreas naturais, planejamento de um sistema de trilhas e caminhadas, tipos de práticas ecoturísticas, pacote e roteiros.

O número máximo de participantes será de 16 pessoas. O curso destina-se a produtores rurais, pessoas que tenham vínculo rural ou quem tiver interesse em abrir negócio nesse ramo. A idade mínima para participar é 18 anos. O almoço será custeado pelo Senar. 

Os interessados podem se inscrever pessoalmente na Secretaria de Agricultura ou pelo telefone 3394-2070 com Hercilio Cesario Reiter. As matrículas prosseguirão até o fechamento da turma.

Comente


* Campos obrigatórios

© Unifique. Todos os direitos reservados.