Indaial “se veste “ de rosa

17/10/2014 08h19

  • Compartilhe

O Município de Indaial está “vestindo” suas Unidades de Saúde com a cor rosa. O intuito é alertar as mulheres sobre a necessidade de prevenção do câncer de mama e de colo de útero.

 

Para ampliar o atendimento às mulheres neste mês de outubro, quando é realizada a campanha em todo o território nacional, a Secretaria de Saúde irá abrir as unidades no dia 18, sábado, das 8h às 17h para realização de exames preventivos e atualização vacinal.


A campanha tem como objetivo fortalecer e ampliar o acesso às informações relativas ao câncer de mama e colo uterino, alertar sobre os sintomas, realizar o diagnóstico precoce de lesões sugestivas de câncer de mama a fim de poder encaminhar para o serviço especializado e aumentar a prevenção primária do câncer de colo de útero que está ligado à diminuição do risco de contágio do HPV.

 

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de um caroço, inchaço em parte do seio, irritação da pele ou aparecimento de irregularidades, dor no mamilo, vermelhidão ou descamação do mamilo ou da pele da mama, saída de secreção e caroço nas axilas. Já o câncer de colo de útero não apresenta sintomas nas fases iniciais. Quando eles aparecem geralmente são: sangramento vaginal especialmente depois das relações sexuais e no intervalo entre as menstruações ou após a menopausa, corrimento vaginal de cor escura e com mau cheiro. Nos estágios mais avançados podem aparecer sintomas como massa palpável no colo de útero, hemorragias, obstrução das vias urinárias e intestinos, dores lombares e abdominais, perda de apetite e de peso.

 

 

Por isso é tão importante que as mulheres façam um acompanhamento anual com um médico ginecologista. Só ele será capaz de identificar os sintomas e dar um tratamento adequado caso identifique uma das doenças. Além disso, as mulheres acima dos 40 anos devem realizar a mamografia anualmente. Mais informações no número 3317- 7100.

Comente


* Campos obrigatórios

© Unifique. Todos os direitos reservados.