Curso de Conselheiro Escolar é ministrado em Ascurra, através da 34ª Gered

12/05/2016 09h54

  • Compartilhe

Representantes das instituições das redes municipal, estadual e particular de ensino, do município de Ascurra, estão participando do curso de Formação para Conselheiro Escolar. A Secretaria de Estado da Educação, através das Supervisões de Diretoria de Articulação com os municípios e de Políticas e Planejamento Educacional da 34ª Gerência Regional de Educação (Gered) de Timbó, promove a Formação. “O Conselho Escolar é um órgão colegiado e parceiro da gestão escolar. Tem como função deliberar, fiscalizar, moderar e referendar decisões. Através dele, as decisões relacionadas apresentam maior legitimidade, pois derivam da manifestação coletiva de interesses”, explica o tutor do curso, professor Nilton Tomelin.

 

O primeiro encontro ocorreu nesta terça, 10, na Escola de Educação Básica Domingos Sávio, em Ascurra. A continuação será via online. A formação tem o total de 40 horas. Todas as discussões travadas no âmbito do conselho escolar visam qualificar o ato pedagógico, na perspectiva de oferecer uma educação emancipadora, contextualizada e significativa à comunidade. “Os conselheiros escolares necessitam capacitar-se para agir de forma segura diante de demandas que exigem posturas firmes e convictas. Ser conselheiro escolar é comprometer-se no presente em favor de um futuro melhor para cada comunidade escolar”, ressalta Nilton.

  

Conforme Nilton, na condição de tutor, percebe-se o quanto as escolas caminham e o quanto se comprometem com suas comunidades. “Percebemos sujeitos atentos e encorajados a enfrentar positivamente as problemáticas, estabelecendo parcerias e construindo novas formas de gestão, fazendo ainda mais pública, a escola que efetivamente pertence a todos”.

Comente


* Campos obrigatórios

© Unifique. Todos os direitos reservados.